Risoto de funghi com parma – especial dia dos namorados

Oi genteeee, que tal surpreender o seu amor com um jantar romântico no dia dos namorados? Hoje, o André Barreto ,do @cozinhepraela , vai ensinar pra gente um risoto fácil e deliciosoooo!!! Se você gostar da receita não esqueça de deixar um joinha e de se inscrever no canal pra não perder as novidades.

Você encontra os utensílios de cozinha que usamos receita na:

http://www.huddies.com.br

Agradecimento:

Andre Barreto – @cozinhepraela

Confraria Fit

Receita:

INGREDIENTES:

• 400g de Arroz Arbório
• 25g de Cogumelos Funghi Porcini
• 4 colheres de sopa de Manteiga
• 1,5L de caldo de Carne (Opção em usar 3 tabletes de Caldo de Carne)
• 1 Cebola
• 1 taça de Vinho branco seco (250ml)
• 100g de Parmesão ralado
• 150g de Presunto Parma
• Sal e Pimenta do Reino a gosto
• Azeite de Oliva Extra Virgem
• 1 taça de vinho branco( para o funghi)

MODO DE PREPARO:

1- Lave bem o Funghi Porcini para eliminar os possíveis resíduos de terra e deixe-os de molho na água morna por pelo menos 20 minutos para reidratá-los. Escorra bem a água apertando-os.
2- Coloque-os de molho por mais 20 min. no Vinho branco. Depois corte em pedaços médios e reserve. Não jogue fora a Água e nem o Vinho usados na hidratação.
3- Leve o caldo de carne ao fogo e misture o vinho e a água usadas na hidratação do funghi. Mantenha-o em fervura branda.

4- Em uma panela larga, coloque metade da Manteiga e um pouco de Azeite. Frite a Cebola até ficar transparente. Junte o Arroz, os Cogumelos escorridos e picados e refogue por alguns minutos. Paralelamente, em uma frigideira, frite as fatias de Parma no Azeite e reserve (escorra no papel toalha).
5- Adicione o Vinho branco e deixe-o evaporar em fogo alto. Vá acrescentando aos poucos o caldo de carne, à medida que este for sendo absorvido pelo Arroz, cerca de uma concha por vez, sem parar de mexer. Quando o Arroz estiver cozido, mas ainda “al dente”, junte um pouco de caldo para que mantenha a umidade.
6- Quebre o Presunto Parma em pedacinhos e acrescente na panela juntamente com o restante da Manteiga e o Parmesão ralado. Misture bem.
7- Sirva em pratos individuais decorando com montinhos de Parma.
RENDIMENTO: 4 porções
DICAS:
– Você pode substituir o Vinho branco usado no Funghi pelo vinho do porto. Fica ainda mais saboroso.

Pra fazer o caldo de carne ” de verdade “para o seu risoto.

Ingredientes
1 kg de músculo
1 kg de ossos de boi (como mocotó ou ossobuco, ou seja, pé ou canela)
4 l de água
2 cenouras
2 cebola
3 tomates maduros
1 talo de salsão (sem as folhas)
caldo de 1 limão-taiti
1 colher (sopa) de azeite
2 ramos de tomilho
2 galhos de salsinha
1 talo de cebolinha (só a parte verde)
1 folha de louro
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Enquanto isso, coloque os ossos numa assadeira grande, regue com o óleo e espalhe com as mãos. Leve ao forno para assar por 45 minutos.

2. Prepare os outros ingredientes: lave e seque as cenouras, os tomates, o salsão e as ervas; descasque e corte as cebolas em cubos médios; descasque e corte a cenoura em rodelas; corte os tomates em metades e retire as sementes; fatie o talo de salsão. Dobre o talo de cebolinha ao meio duas vezes, junte o tomilho, a salsinha, a folha de louro e amarre com um barbante. Corte o músculo em cubos grandes.

3. Retire os ossos do forno e transfira para um caldeirão. Acrescente os pedaços de músculo e os legumes, o buquê de ervas e o caldo de limão. Regue com a água e leve para cozinhar em fogo alto.

4. Assim que ferver, abaixe o fogo e, deixe cozinhar por 4 horas, sem tampar. À medida que uma espuma for se formando na superfície, retire e descarte com uma escumadeira. Durante as 4 horas você não precisa ficar colada no fogão: a cada meia hora dê uma olhadinha.

5. Forre uma peneira com uma de fralda de pano limpa (ou utilize uma peneira de malha bem fininha), coloque sobre uma tigela funda e coe o caldo. Despreze os ingredientes. Deixe o caldo esfriar e transfira para potes de vidro com fechamento hermético, caso queira manter na geladeira por até 5 dias. Se preferir, distribua em forminhas de gelo ou copinhos descartáveis de café; quando congelar, transfira para sacos plásticos e conserve no freezer por até 3 meses.

( Se precisar de um preparo rápido, substitua por caldo de carne em tablete)

Trackback do seu website.

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário.